logo RCN
Notícia

5G: O que muda com a chegada da nova geração de internet móvel

  • Terra -

A nova geração de conexão móvel, 5G, chegará ao Brasil em 2022 e promete uma velocidade de conexão 100 vezes superior às conexões 4G e baixa latência, características que devem deixar a troca de arquivos muito mais dinâmica e as videochamadas praticamente sem atrasos.

Além disso, a evolução deve aumentar ainda mais a quantidade de aparelhos conectados à internet simultaneamente, e deve acelerar as pesquisas e o desenvolvimento da Internet das Coisas. Embora tudo isso já seja uma realidade, espera-se que todas essas conexões funcionem de forma ainda  mais estável e rápida.

Mas afinal, quais as vantagens dessa nova geração, como será a chegada dela no Brasil e o que muda de fato para o consumidor final e, principalmente, os gamers?

As vantagens do 5G
Velocidade de conexão, baixa latência e estabilidade são as grandes promessas da tecnologia 5G. Em teoria, uma conexão 5G é capaz de oferecer uma velocidade móvel de até 1 giga por segundo, o que significa uma velocidade cem vezes superior que o 4G atual. Porém, a realidade em países da Europa e nos Estados Unidos é outra: a quinta geração permite uma média de velocidade entre 30 e 50 vezes superior.

Ainda assim, a melhora é significativa e abre um enorme leque de possibilidades, principalmente quando levamos em conta a baixíssima latência de uma conexão 5G. Com ela, será possível navegar de uma forma ainda mais dinâmica, uma vez que a transmissão de dados será mais fluida e dificilmente veremos demoras no carregamento de páginas, fotos, vídeos e, claro, jogos.

Isso tudo reflete diretamente no usuário gamer e naquele que consome os diversos serviços de stream atuais. Atualmente, é comum encontrarmos um tempo de resposta entre 50 e 70 milissegundos quando estamos jogando algum game mobile que exija conexão ininterrupta, e isso traz diversas desvantagens quando comparado à baixa latência de uma internet fixa. Já com a tecnologia 5G, será possível um tempo de resposta de apenas 1 milissegundo, o que tornará a resposta dos servidores praticamente instantânea e evitará os famosos lags - nada de pôr a culpa na internet mais, ein?

Já para os fãs de séries e filmes que consomem uma larga quantidade de dados, será possível desfrutar de uma melhor qualidade de áudio e vídeo, já que carregar conteúdos em 4K, cada vez mais presente no dia a dia, será muito rápido.

Cemig informa que avião de Marília bateu em torre de energia Anterior

Cemig informa que avião de Marília bateu em torre de energia

Bolsonaro lamenta morte de Marília: 'Uma das maiores' Próximo

Bolsonaro lamenta morte de Marília: 'Uma das maiores'

Deixe seu comentário